quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Como escolher um advogado

É muito comum enfrentar problemas judiciais. Pode parecer um bicho de sete cabeças a princípio, mas uma simples encomenda atrasada pode ser caso de processo. Os advogados são essenciais para defender os direitos dos cidadãos. Aprenda como escolher um advogado.

Entenda o seu caso  – Como escolher um advogado

Como escolher um advogado

Na hora de escolher um advogado, o primeiro passo é entender as suas necessidades. Não basta um certificado da OAB para ter a capacidade de defender você. Cada caso tem características específicas, referentes à área do direito ao qual eles pertencem. Pode ser direito civil, trabalhista, penal, por aí vai.
Os advogados devem escolher em qual área atuarão e se especializar. Sempre procure profissionais com a especialização adequada para o seu caso. Um advogado penal provavelmente não saberia lidar com um divórcio, por exemplo.

Reputação – Como escolher um advogado

A reputação de um profissional diz muito sobre ele. Procure saber as opiniões e experiências de antigos clientes, eles provavelmente saberão dizer se o advogado em questão é dedicado, honesto e competente. Não confie sem ter boas referências.
Os sites de tribunais são você uma fonte imparcial que disponibiliza informações importantes sobre a carreira de um advogado. Neles, é possível conferir os resultados de processos anteriores e observar o sucesso do profissional.
Você também pode pesquisar se o advogado está envolvido em muitos processos atualmente, o que até certo ponto pode significar que ele é requisitado e, excedendo certo limite, que ele estará ocupado demais para se dedicar a você. Aceitar trabalhos demais ao mesmo tempo pode indicar descaso.

Conheça antes de contratar – Como escolher um advogado

Como escolher um advogado

Após fazer uma boa pesquisa sobre o advogado que pretende contratar, é sempre uma boa ideia tentar conhecê-lo melhor antes de firmar uma parceria. Comunique-se com ele, observe bem o quão acessível ele é. É importante que não seja muito difícil entrar em contato com o advogado, diferentes meios de comunicação sem muito tempo de demora são bons sinais.
Marque uma reunião frente a frente e discuta o caso. Observe se o discurso do profissional passa confiança e não confie em um advogado que aceite o caso cedo demais. Conhecer as próprias limitações é importante nessa profissão. Se ele não avaliar o caso e aceitá-lo mesmo sem ter condições de ganhar, você, enquanto cliente, terá um prejuízo. A pesquisa prévia demonstra dedicação por parte do profissional.

Procure perto de casa – Como escolher um advogado

Encontrar um advogado que atue próximo de você pode não ser a maior prioridade, mas não deixa de ser importante. Isso torna todo o processo muito mais prático, afinal, vocês possivelmente se encontrarão pessoalmente para discutir o caso. Não é só isso, no entanto. Processos envolvem audiências e até mesmo o tribunal.
É importante encontrar um advogado que esteja disponível e sem muitas limitações para comparecer a essas ocasiões necessárias. Quanto mais longe estiver o advogado, maior a probabilidade de acontecer um imprevisto.

Faça o seu dever de casa. Investigue o seu advogado e só contrate-o quando sentir segurança. Não deixe seu futuro nas mãos de qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário