quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Como saber se o advogado é honesto

Como saber se o advogado é honesto

Todos já ouvimos falar do “advogado do diabo”. Na hora de contratar um profissional para defender seus direitos, esse pode ser o menor dos problemas. O “advogado do diabo” é um profissional imparcial e competente, capaz de defender seu cliente não importa quem seja. Na vida real, o problema é encontrar um advogado desonesto. Agora, como saber se o advogado é honesto?

Consulte a OAB – Como saber se o advogado é honesto

Como saber se o advogado é honesto

Não é possível atuar como advogado sem estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. Por isso, sempre verifique se o suposto advogado que pretende contratar realmente está inscrito e pode atuar. Para isso, você pode acessar o site da OAB e fazer uma consulta de inscritos.
A consulta, de caráter meramente informativo, confirmará a inscrição do advogado, entre outras informações úteis. Você saberá se o indivíduo tem qualquer pendência, por exemplo. Não é possível fazer a consulta a nível nacional sem alguns dados, como o número de inscrição. No site da OAB de São Paulo, basta o nome.

Investigue a reputação – Como saber se o advogado é honesto

Quem melhor para avaliar a honestidade de um advogado do que as pessoas que já participaram de casos com ele? Procure seus antigos clientes. Eles certamente terão opiniões e muita história para contar.
Aceitar indicações de amigos também pode ser uma boa ideia. Além de conseguir informações mais detalhadas sobre os casos, que dificilmente seriam compartilhadas na internet, você poderá escolher um profissional que ajudou alguém que você confia.
Ao receber recomendações, tome cuidado para não tentar contratar um profissional que não é especializado na área de atuação do seu caso. Um advogado da família não tem experiência para atuar em um caso de direito do consumidor, por exemplo.

Afirme seus direitos – Como saber se o advogado é honesto

Como saber se o advogado é honesto

Sim, entendemos que você está contratando um advogado justamente para isso. No entanto, você nunca deve deixar de se proteger, mesmo (e talvez especialmente) ao lidar com um advogado. Fazer uma boa pesquisa sobre o seu caso e o profissional que contratará são um dever de casa básico.
Exija um contrato que delimita exatamente os serviços prestados e o valor a ser pago. Isso comprometerá tanto você, enquanto cliente, e o advogado, como profissional. Pode ser inteligente pedir a opinião sobre o contrato à terceiros com experiência na área.

Existem muitas precauções que podem ser tomadas para evitar profissionais desonestos. Apesar disso, nunca poderemos saber o que se passa na mente do outro. Esteja pronto não só para prevenir, mas também para remediar. Seguindo essas dicas, será mais fácil lidar com os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário